TV Digital: esforços de padronização internacional do Ginga avançam

Postado em Atualizado em

Brasileiros envolvidos no desenvolvimento do Ginga, middleware padrão para interatividade no Ssistema Brasileiro de TV Digital, começam a se destacar em grupos internacionais de padronização que devem ajudar muito a internacionalização do sistema.
Enquanto Aguinaldo Boquimpani, da TQTVD, passa a integrar o JCP (Java Community Process), Marcelo Moreno, da PUC-Rio e chefe da Comunidade Internacional Ginga, retornou na última reunião na União Internacional de Telecomunicações (UIT) confirmado como relator adjunto da Q13/16 (que trabalha na padronização de plataformas e sistemas de aplicações multimídia para IPTV), e presidente de dois “sub-grupos”, o de Frameworks para Aplicações Mutimídia e o de Conformidade e Interoperabilidade.
Outra novidade importante, informada por Moreno aos membros da Comunidade Internacional Ginga, é que a UIT aprovou a primeira versão de testes de especificação para o Ginga-NCL. O documento acada de ganhar o status de “rascunho de recomendação” (draft-recommendation).
Breve, um resumo do documento estará disponível no site da comunidade Ginga.
A suíte de testes de especificação para o Ginga-NCL será utilizada em três eventos de conformidade e interoperabilidade programados para julho (Suíça), setembro (Singapura) e Dezembro (Índia).
A UIT deve criar um site próprio, onde deixará disponível, entre outras informações relacionadas com a TV digital, referências para documentos técnicos disponíveis hoje nos sites www.ncl.org.br e www.softwarepublico.gov.br.
Fonte: IDG Now!

Um comentário em “TV Digital: esforços de padronização internacional do Ginga avançam

    […] https://isaacmedeiros.wordpress.com/2010/05/31/tv-digital-esforcos-de-padronizacao-internacional-do-g…Brasileiros envolvidos no desenvolvimento do Ginga, middleware padrão para interatividade no […]

Deixe um comentário